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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

10 dicas para você entender um desfile!

Um comentário recorrente após desfiles de moda é “mas isso não dá para usar na vida real”. O curioso é que, na maioria dos casos, as pessoas estão certas, porque o que é visto nas passarelas é uma imagem de moda, mais do que peças prontas para serem levadas às ruas. Por outro lado, pode ser uma boa fonte de inspiração para produções no dia a dia.


1. Procure saber sobre o que se trata a coleção. A inspiração é a primeira pista para começar a entender o que está sendo apresentado na passarela.
2. Tente não ficar impressionado com os looks e como eles são usados nas passarelas. Procure manter a mente aberta para novas coisas sem julgamentos ou ideias pré-concebidas.
3. Atenção ao cenário e a trilha sonora, eles são partes importantes da história que está sendo contada. A música pode conter desde uma referência a uma determinada época ou a um estado de humor, até o ritmo.
4. Sabe quando você entra numa daquelas grandes lojas de roupas e nem sabe por onde começar? Desfile é quase igual. Primeiro, tente pensar nas roupas em separado: uma bermuda, uma camisa, uma jaqueta, e não como elas estão sendo usadas no todo.
5. Escolhidas as peças individualmente, veja como o stylist as combina e observe como ele coloca diferentes padrões (estampas, texturas, tecidos) em um mesmo look.
6. Um desfile é organizado em grandes blocos para que possam ser apresentados os diferentes tecidos e cores de uma coleção, assim como as formas das roupas, se são justas ou largas, curtas ou compridas. Vale ver com cuidado a fila final, quando todos os modelos entram na passarela.
7. Nem tudo o que é mostrado em um desfile será vendido na loja. Muitas marcas apresentam peças conceituais que serão desdobradas em peças comerciais.
8. Depois do desfile, as editoras, jornalistas e blogueiros comentam o que aconteceu. É bacana perceber que uma mesma apresentação pode suscitar tantas e diferentes opiniões.
9. Antes da década de 1980, existia uma grande moda que dominava as marcas, e o que era feito por uma acabava sendo repetido por todas. Depois, veio a era da individualidade e da possibilidade de várias modas, que ganhou o nome de "supermercado de estilos", com muito mais opções disponíveis, já que o mais difícil de afirmar é "o que está na moda", afinal quase tudo está na moda.
10. Cuidado com a noção de tempo e de estações. Em pleno inverno, você assiste o que vai ser usado no próximo verão e vice-versa.

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