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segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"JOHNNY ALLEN HENDRIX/JAMES MARSHAW HENDRIX/JIMI HENDRIX" (27.11.42/18.09.70)

Se alguém lhe perguntasse, "qual é o melhor e mais famoso guitarrista de Seattle?", o que você responderia? Kurt Cobain? Tá brincando!! Na verdade ele era negro, ficou famoso primeiro na Inglaterra para depois ser reconhecido em seu país, Estados Unidos da América e, morreu precocemente no auge de uma carreira de menos de cinco anos. Deixou um legado de mais de 800 horas de gravações que talvez nunca sejam divulgadas. Mudou completamente o conceito de como tocar uma guitarra.


Foi também o pioneiro na utilização de efeitos como distorção, que arrancava de velhos amplificadores saturados no talo. Ajudou/inspirou fabricantes a criar pedais de efeitos na forma que conhecemos hoje. Aquele de quem estamos falando nasceu Johnny Allen Hendrix, no dia 27 de Novembro de 1942 às 22:15 no King County Hospital, em Seattle. O pai, James "Al" Hendrix, tempos depois mudaria o seu nome para James Marshall Hendrix. Marcaria o mundo a ferro e fogo, porem, simplesmente como JIMI HENDRIX. Segundo relatos de familiares, Jimi sempre gostou de música. Nunca leu nem escreveu partituras. Sua técnica era ouvir e aprender com mestres como Buddy Holly e Robert Johnson entre outras feras. Em 1958 forma a sua primeira banda, "The Velvetones", com duração de poucos meses. No verão do próximo ano com a sua primeira guitarra elétrica comprada pelo pai, uma Supro Ozark 1560S, começa a tocar com "The Rocking Kings". Nos anos 61 e 62 , período em que esteve alistado na aeronáutica até ser afastado devido a um ferimento num salto de pára-quedas forma "The King Casuals" com o baixista Billy Cox. Como Jimmy James, acompanharia artistas como Little Richard, entre outros. O cenário POP Britânico naquele distante 1966, era extremamente dinâmico. O primeiro grande sucesso da banda na Inglaterra foi "Hey Joe". Em 1967 a banda grava dois álbuns: "Are You Experienced?" e "Axis: Bold As Love". Faz duas grandes turnês Européias e também uma como banda de apoio dos horríveis Monkees, banda com "músicos" que no início, nem sabiam tocar e, em apresentações ao vivo, dublavam os verdadeiro músicos que tocavam escondidos atrás das cortinas. Detonam em Junho de 67 no "The Monterey Pop Festival", onde um Hendrix ensandecido incendeia literalmente a guitarra frente a um público ainda mais ensandecido. É interessante ressaltar a grande diferença entre o significado da palavra POP (popular) ontem e hoje. No Monterey se apresentaram também, entre muitos, Janis Joplin e The Who. Hendrix, Janis e The Who, eram POP!! E, o que é POP hoje? É melhor nem responder!


Fariam também em 67 cinco sessões na Rádio BBC de Londres. Parte desses registros podem ser ouvidos no álbum "The Jimi Hendrix Experience Radio One", com 17 faixas incluindo uma versão de "Day Tripper" dos Beatles. "The Jimi Hendrix Experience" sem o Noel Redding, substituido por Billy Cox, amigo pessoal , ex-baixista do Band of Gypsys entre outras atividades com o velho amigo. Duas faixas gravadas ao vivo com a nova formação podem ser ouvidas no álbum "The Jimi Hendrix Concerts". São elas, "Red House", gravada no dia 17 de Julho de 1970 em Nova York e "Hey Joe", gravada no dia 30 de maio de 1970 na California. Hendrix era um maníaco por gravações. Essa condição é facilmente explicável , como já foi citado, por ele não ler nem escrever partituras. Uma melodia, um "riff" novo, idéias novas, fatos comuns numa mente em constante ebulição/erupção criativa , eram gravados, não importando o local (Jimi Hendrix sempre carregava pequenas unidades de gravação). Estivesse num hotel, numa "Jam" com amigos, apresentações ao vivo, Jimi simplesmente registrava tudo em fita magnética . Dentro desse contexto, seu maior desejo era um estúdio de gravação construído nos seus moldes e necessidades .Esse desejo se materializou, muito embora meio incompleto, em Maio de 1970 no "Eletric Lady Studios", em Greenwich Village, o mesmo bairro que assistiu ao nascimento do mito, onde em meio a obras a serem finalizadas, Hendrix, Billy cox e Mitch Mitchel gravaram as faixas do que deveria ter sido um álbum duplo com o nome "First Rays of the New Rising Sun". A sombra da morte sempre pairou sobre o show business. Uma sombra aditivada por drogas. Muitas drogas. Essa sombra se manifestou de forma dantesca no dia 18 de Setembro de 1970 no apartamento de Monika Danneman, namorada de Jimi Hendrix. Hendrix voltou para esse apartamento na manhã desse dia, onde depois de comer um lanche e escrever um poema, que seria apresentado por Eric Burdon do The Animals, já citado, frente às câmeras da BBC de Londres como uma nota de suicídio, tomou vários comprimidos para dormir de nome Quinalbarbitone . Dormiu. Quais serão os sonhos de um homem na sua última noite? Muitas pessoas sonham com a morte e acordam aliviadas. E quando o sonho é verdadeiro e não existe um dia seguinte? Hendrix foi encontrado morto afogado no próprio vômito causado pelo consumo excessivo do maldito comprimido. O ultimo texto de nome "A História da Vida" falava de como a vida é mais rápida do que um piscar de olhos enquanto a do amor é um alô e até logo, até um próximo encontro. Eric Burdon mais tarde discordaria de suas próprias declarações de que o texto era uma nota de suicídio uma vez que vários textos de Hendrix sempre abordaram a temática vida/amor/morte . Hendrix experimentava uma nova fase de criatividade com estúdio novo, álbum novo, milhares de planos. Um homem que vive a vida nessa intensidade não pode pensar em suicídio. Não é lógico ,muito embora, nem sempre o cérebro funcione seguindo padrões ditos lógicos. Talvez praticasse uma espécie de autodestruição não concebida. O usuário de determinadas substâncias sabe do mal que elas produzem mas não acredita que um dia, alguma delas, poderá causar a sua morte.
Fonte: http://www.portaldorock.com.br/museuhendrix.htm






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