Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Abrigo para catástrofes naturais: será que vamos precisar?

Essa é para você que adora teorias da conspiração e histórias de futuros apocalípticos, nos quais pessoas vivem em abrigos nucleares e sobrevivem em um mundo bem diferente desse nosso (mas sem todos os reveses). Acontece, no Japão, a Little Tokyo Design Week, a semana de design de Tóquio. Na feira, a empresa Daiwa House será destaque com a exibição do seu EDV-01, uma estrutura auto-sustentável e alimentada por energia solar.


Feita para situações temporárias de emergência, como terremotos, furacões, incêndios e maremotos, o abrigo poderá se sustentar sem quaisquer recursos externos por até um mês, pela captação e reutilização da água e geração de energia armazenada por painéis solares. Para uma maior segurança, pernas hidráulicas do protótipo serão ajustadas automaticamente em terrenos irregulares, garantindo o nivelamento da estrutura.

Com uma maior incidência de desastres naturais nos últimos anos (um relatório disponibilizado pela Organização Internacional para as Migrações descobriu que eventos climáticos extremos deslocaram 20 milhões de pessoas para fora de suas casas), a Daiwa pretende desenvolver o trailer como produto a ser comercializado. No EDV-01 haverá um cômodo para banho, uma cozinha e espaço de armazenamento. O segundo andar, acoplado à estrutura principal para facilitar o transporte, tem dois beliches e uma mesa. A preocupação com as mudanças climáticas realmente viraram foco nessa virada de década e a tendência é ver novos modos de pensar as estruturas do mundo, inclusive voltando aos tempos em que abrigos pareciam, de fato, uma boa ideia. Será que eles sabem de algo que a gente não sabe? Vale a pena refletir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário