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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Adolescentes se inspiram nas bandas de rock na hora de vestir

Os rapazes mais jovens estão sem nenhuma revista que dê dicas ou fale diretamente sua língua em termos de moda. Para saber mais sobre este universo tão particular e, principalmente, para não pagar uma de “tiozão”, Glauco Sabino, jornalista e blogueiro de moda da MTV, e Dina Azrak, psicóloga especializada em orientar os pais na comunicação com crianças e adolescentes e autora do livro “A Linguagem da Empatia”. Descrevem que de fato, alguns avanços da moda masculina se devem a esta vontade de experimentar novas coisas, como o uso de calças skinny, camisetas “deep V neck” (aquelas com decotes mais profundos), roupas com cores mais vibrantes, óculos grandes. Todavia isso tudo tem que ser aprovado pelo seu grupo, como explica Glauco Sabino.


O cinema e a televisão também exercem um papel muito forte entre os adolescentes. No Brasil, a novela global “Malhação” tem sido um espaço para ver moda adolescente, a exemplo do ator e cantor Fiuk. Seu personagem Bernardo, protagonista desta temporada, usa skinnies coloridas, camisetas com decotes, cabelo mais comprido todo repicado. Seu sucesso é tão grande que foi convidado por uma marca catarinense para criar uma coleção de moda que vai ser lançada em setembro. Sabemos que certas marcas, tanto de roupas quanto de tênis, têm um poder de sedução e apelo imediato e funcionam como passaporte para aceitação em um determinado grupo ou como fórmula de segurança. Todavia, como disse o blogueiro, nem todo mundo tem grana para comprar o último “tênis da hora”. E não é preciso fazer disto um drama.

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