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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dez dicas para usar camisetas

De acordo com Regina Castellani em "Moda Ilustrada de A a Z", o primeiro modelo de camiseta de que se tem notícia é a regata, com decote U e sem mangas, usada originalmente para competição de barcos de pequeno porte. Depois, foi adotada como roupa íntima, no século 19, pelos homens. Já a camiseta com mangas, batizada em inglês de "t-shirts", por causa do seu formato em "T", começou a ser empregada na Primeira Guerra Mundial, embaixo dos uniformes militares. Até a década de 70, ela foi uma peça exclusivamente masculina, e somente com o movimento hippie ela virou unissex. A grande herança deste período foi a descoberta da indústria da moda sobre um potencial consumidor: o jovem. De lá para cá, a camiseta já ganhou tantos significados, frases, estampas, desenhos, símbolos, e passou a servir não só como roupa, mas também como plataforma de diferentes manifestações de cunho artístico, político e social.


Veja abaixo 10 dicas sobre seu uso:
1. Mesmo se seu ambiente de trabalho permite o uso de camisetas, evite as muito coloridas, com frases engraçadas ou do seu time preferido;
2. Se estiver fora de forma, esqueça os modelos muito justos, muito estampados ou com listras horizontais;
3. Listras horizontais são ótimas para homens magros e altos;
4. Homens de estatura baixa podem usar camisetas no mesmo tom da calça para alongar a silhueta;
5. Nos finais de semana ou ocasiões informais, como cinema, balada, bar, aproveite para usar cores e estampas para sair da mesmice do azul marinho, cinza, preto;
6. Em situações informais, camisetas podem acompanhar jeans e blazer;
7. Em dias muito quentes, a camiseta usada por baixo de camisa ajuda a reter a transpiração;
8. Um bom modo de guardar as camisetas, na mala ou no armário, é enroladas em vez de dobradas;
9. Evite lavar camisetas na máquina, torcê-las e pendurar diretamente ao sol; lavagem à mão e secagem à sombra aumentam consideravelmente a vida das camisetas;
10. Evite usar a mesma camiseta para praticar esporte e para sair. Dê preferência as de tecidos tecnológicos para atividades esportivas, e de fibras naturais para o dia-a-dia.

O público masculino é o consumidor majoritário de camisetas, e responde por quase 70% do mercado. As classes A e B respondem por 35% das vendas, a classe C por 40%, sendo o restante dividido entre as classes D e E. O consumo por faixa etária revela um público predominante de jovens: 25% dos consumidores são crianças até 10 anos, 45% são jovens dos 11 aos 24 anos, 20% de 25 a 34 anos e 10% acima de 35 anos.

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